b ACCESS LIVRE

Download   Home  Anúncios

Este utilitário permite que você trabalhe com o Microsoft® Access® sem alertas de macro para seus arquivos de Banco de Dados conhecidos que contenham macros, enquanto mantém a configuração de segurança de nível mais alto contra vírus para todos os outros arquivos, portanto aumentando a segurança e produtividade do Access. Outras características incluem a habilidade para especificar opções iniciais do Access e opções de abertura de arquivo de Banco de Dados. Opções Iniciais do Access suportadas: versão do Access (onde mais de uma versão do Access estiver instalada), se inicia em nova instância e o estilo inicial da janela (normal, maximizado, minimizado ou oculto). Opções de Abertura de Arquivo suportadas: modo exclusivo e senha para abrir. É uma ferramenta útil para todos os usuários do Access, do usuário normal ao avançado e programador de script.

Atenção! O termo arquivo de Banco de Dados significa qualquer tipo de arquivo do Access (.adp, .mdb, .mde, .accdb ou .accde).

Basicamente, o Access Livre é um pequeno executável independente (arquivo único) que não necessita de instalação. Ele é flexível em sua aplicação (a maneira que ele pode ser usado) e não altera qualquer configuração do Access ou do Windows, a menos que você especifique a opcional associação de extensões de arquivo. A idéia é bem simples, em vez de acionar o Msaccess.exe diretamente (ou por associação de arquivo), o AccFree.exe é usado para iniciar e controlar o processo de carga do Msaccess.exe e de seu arquivo de Banco de Dados.

Quando o AccFree.exe é iniciado, ele primeiro procura na linha de comando por um nome de arquivo de Banco de Dados e se presente abri-lo-á imediatamente sem qualquer alerta de macro. Se AccFree.exe tiver sido renomeado ele procurará por um arquivo de Banco de Dados com o mesmo nome e o abre sem qualquer alerta. Se nenhum nome de arquivo estiver especificado, o AccFree.exe então ainda age em qualquer argumento de controle na linha de comando ou simplesmente inicia uma caixa de diálogo permitindo você especificar opções ou um nome de arquivo de Banco de Dados.

Para especificar uma versão do Access, se houver mais de uma instalada, e configurar sua inicialização, mantenha a teclas Shift pressionada enquanto o AccFree.exe estiver carregando. Um alerta e depois um formulário serão exibidos com as opções disponíveis. A configuração que você especificar será salva em um arquivo .INI na mesma pasta como AccFree.exe, assim você pode ter diferentes cópias do AccFree.exe em seu computador com diferentes versões do Access e diferentes configurações de inicialização. Você também pode especificar com prioridade a versão do Access e uma configuração de inicialização através de argumentos na linha de comando.

O Access Livre é flexível, assim você pode abrir arquivos de Banco de Dados sem alerta de macro de quatro maneiras baseado-se em suas necessidades específicas:

1 - Renomeando o executável AccFree.exe para o nome do arquivo de Banco de Dados;

2 - Pondo o nome do arquivo de Banco de Dados como argumento na linha de comando em scripts e atalhos no Windows;

3 - Associando extensões de arquivos e

4 - Através da caixa de abertura de arquivo padrão do Access.

1 - Renomeando o executável AccFree.exe para o nome do arquivo de Banco de Dados

Copie o AccFree.exe para uma pasta onde seu arquivo de Banco de Dados estiver localizado e simplesmente renomei AccFree.exe para o nome do arquivo de Banco de Dados (mantendo a extensão .EXE). Quando você acionar o executável renomeado, o Access Livre reconhecerá que seu nome terá sido alterado e procurará e abrirá o arquivo de Banco de Dados com seu nome.

Por exemplo: Para SeuBancoDeDados.mdb em C:\MeusDocumentos, o AccFree.exe seria copiado para C:\MeusDocumentos e renomeado para SeuBancoDeDados.exe. Quando este exe for acionado, SeuBancoDeDados.mdb será imediatamente aberta no Access sem alerta de macro.

Outro exemplo: Se você como um desenvolvedor inicia seu aplicativo através de um arquivo de Banco de Dados de nome MeuAplic.adp contendo macros. Você deve renomear o arquivo AccFree.exe para MeuAplic.exe, por na mesma pasta de MeuAplic.adp e montar um atalho no Menu Iniciar do Windows para MeuAplic.exe que, ao ser acionado, abrirá imediatamente o arquivo MeuAplic.adp no Access sem alerta de macro e ainda, opcionalmente, com uma versão do Access e configuração de inicialização diferentes das existentes como padrão no registro do Windows.

Nomes Especiais: O AccFree.exe tem dois nomes especiais que alteram a maneira de como o Access Livre procura por um arquivo de Banco de Dados compatível. Estes nomes são “Setup.exe” e “Install.exe, uma vez que o AccFree.exe tenha sido renomeado para um destes nomes, o critério de nome de arquivo de Banco de Dados compatível procurará pela primeira parte compatível somente. Em outras palavras, um nome exato de arquivo de Banco de Dados compatível não é exigido, apenas a primeira parte precisa ser compatível. Exemplo, AccFree.exe é renomeado para Setup.exe e na mesma pasta há arquivo de Banco de Dados chamado SetupMeuAplic.MDB, o modo de nome de arquivo especial reconhecerá SetupMeuAplic.MDB como arquivo compatível e o abrirá no Access.

Todas as características acima permitem a você usar atalhos do Windows para controlar a carga e o ambiente de um banco de dados no Access. Isto também pode ser muito útil na criação de CDs auto-executável ou de pacotes Zips de instalador em VBA. Veja CD Autorun e Pacote Zip Instalador abaixo.

2 - Pondo o nome do arquivo de Banco de Dados como argumento na linha de comando em scripts e atalhos no Windows

Na linha de comando do AccFree.exe em um atalho do Windows ou em um script (bat, vbs, vba etc.) ponha o cominho completo e nome do arquivo de Banco de Dados logo após um espaço. Por exemplo:

...\AccFree.exe C:\MeusDocumentos\SeuBancoDeDados.mdb

O arquivo AccFree.ini junto ao AccFree.exe vai definir a versão do Access, se houver mais de uma instalada, e sua configuração de inicialização, mas você pode ainda forçar uma versão e configuração de inicialização diferentes colocando argumentos antes do nome do arquivo de Banco de Dados que suporta ainda os caracteres curingas * e ? e critérios via argumento /Wfc:n para filtrar um único, se mais de um arquivo satisfizer os caracteres curingas. Por exemplo, para abrir o último SeuBancoDeDados*.mdb salvo na pasta C:\MeusDocumentos\ no Access 9.0 (2000) em uma janela maximizada a linha de comando seria:

...\AccFree.exe /V09 /WSmx /Wfc:4 C:\MeusDocumentos\SeuBancoDeDados*.mdb

Os possíveis argumentos de linhas aqui são como seguem:

/V08 - Abrir no Access 97, se instalado;

/V09 - Abrir no Access 2000, se instalado;

/V10 - Abrir no Access 2002 (XP), se instalado;

/V11 - Abrir no Access 2003, se instalado;

/V12 - Abrir no Access 2007, se instalado;

/V14 - Abrir no Access 2010, se instalado;

/V15 - Abrir no Access 2013, se instalado;

/V16 - Abrir no Access 2016, se instalado;

/VExe:"nome do arquivo Msaccess.exe aqui" - Caminho e nome de um arquivo Msaccess.exe em um drive ativo a ser usado diretamente. Se você indicar apenas o nome do arquivo ou um caminho parcial, o Access Livre procurará o arquivo completando o caminho. Primeiro, ele tenta completar a partir da pasta onde ele está e depois a partir do raiz de cada drive ativo no computador atual, usando imediatamente o primeiro arquivo encontrado (Aspas são necessárias se houver algum espaço no nome ou caminho);

/WSmx - Abrir com a janela do Access em estilo maximizado;

/WSn - Abrir com a janela do Access em estilo normal;

/WSMi - Abrir com a janela do Access em estilo minimizado;

/WSh - Abrir com a janela do Access em estilo oculto;

/NewI - Abrir sempre em uma nova instância do Access;

/Psw:"sua senha aqui" - Senha para abrir o arquivo de Banco de Dados (Aspas são necessárias se houver algum espaço na senha);

/Excl - Abrir em modo exclusivo;

/Wfc:n - Critério para filtrar um único arquivo quando usando os caracteres curingas * e ? e mais de um nome satisfazer. Onde n pode ser:

0 - Para filtrar o primeiro retornado pela função Dir() do VB sem ordenação;

1 - Para filtrar o primeiro, se ordenados de 0-1, A-Z. Ex.: abc2010-12-20.mdb, se abc2010-12-20.mdb, abc2010-12-21.mdb e abc2010-12-22.mdb;

2 - Para filtrar o último, se ordenados de 0-1, A-Z. Ex.: abc2010-12-22.mdb, se abc2010-12-20.mdb, abc2010-12-21.mdb e abc2010-12-22.mdb;

3 - Para filtrar o mais antigo, se ordenados pela data da última modificação salva;

4 - Para filtrar o mais recente, se ordenados pela data da última modificação salva;

5 - Para filtrar o maior, se ordenados pelo tamanho em Kb no disco;

6 - Para filtrar o menor, se ordenados pelo tamanho em Kb no disco.

3 - Associando extensões de arquivos

Você pode associar as extensões de arquivos *.adpf, *.mdbf e *.mdef ao aplicativo AccFree.exe. Depois você renomeia ou salva seus desejados arquivos de Banco de Dados livre de alerta de macros com uma destas extensões.

Exemplo: SeuBancoDeDados.mdb poderia ser renomeado ou salvo como SeuBancoDeDados.mdbf.

A associação é registrada no Registro do Windows e há duas maneiras de fazer ou desfazer a associação de arquivo, método 1 é via caixa de diálogo do AccFree.exe e o método 2 é via linha de comando.

Método 1, usando a caixa de diálogo: Acione o AccFree.exe e na caixa de diálogo, clique no botão Associar ou Desassociar para registrar ou desregistrar a associação.

Método 2, usando argumentos de linha de comando:

/RegF - Associar as extensões de arquivo ao AccFree.exe no registro do Windows;

/UnregF - Desassociar as extensões do AccFree.exe no registro do Windows;

/S - Fazer em silêncio.

Exemplo: C:\Apps\AccFree.exe /RegF /S

A associação será feita para o caminho e nome do aplicativo AccFree.exe. Cuidado para não fazer a associação quando o AccFree.exe estiver localizado em local incerto tal como um CD, drive removível ou em uma rede.

4 - Abrindo arquivos através da própria caixa de abertura de arquivo do Access

Como foi resumidamente explicado acima, quando o AccFree.exe é acionado, obedece à seguinte sequencia de prioridade para abrir arquivos de Banco de Dados no Access:

(1) Procura por um nome de arquivo passado como argumento na linha de comando;

(2) Procura por um arquivo em sua pasta que tenha o mesmo nome de seu .exe mas com a extensão .adp ou (3) .mdb, (4) .mde, (5) .accdb ou (6) .accde e

(7) Finalmente, se nenhum arquivo for encontrado conforme a seqüência acima, ele exibe uma caixa de diálogo. Clique no botão “Abrir no Access” para acionar o Access com sua caixa de abertura de arquivo padrão pronta para localizar o arquivo a ser aberto sem alerta de macro.

Qualquer versão do Access pode ser usada em qualquer nível de segurança (Baixo, Médio ou Alto).

Download:

Testado no Access para Windows, versões 97 (Veja Obs.), 2000, 2002(XP), 2003, 2007, 2010 (32 e 64-bit), 2013 (32 e 64-bit) e 2016 (32 e 64-bit) em instalações MSI-based e Click-To-Run do Office 365™ de serviços baseados na nuvem.

Download

Baixe a versão portuguesa aqui   
Você pode baixar também deste site-espelho   
Última atualização: 25/06/2018 - 67,6kb    
Grátis baseado neste Contrato de Licença   

Veja também Excel Free para Microsoft® Excel®, PowerPoint Free para Microsoft® PowerPoint® e Word Free para Microsoft® Word.

E veja ainda o DBtoEXE que tem algumas características semelhantes, mas com abordagem e objetivos diferentes.

Aumentando a Segurança e Produtividade do Access

As macros são a chave para extrair o verdadeiro poder do Access, elevando-o para uma ferramenta de trabalho de extrema utilidade capaz de poderosas características interativas e de conexão de interfaces com uma ilimitada capacidade de tratar vários tipos de dados, e infelizmente ao mesmo tempo abre uma avenida para softwares maliciosos serem ocultos em Banco de Dados aparentemente inocentes.

Muitos usuários elevam a segurança do Access para o mais alto nível para se protegerem, desperdiçando o verdadeiro poder do Access, outros usam o nível médio ou baixo para permitir estas características poderosas, no entanto com um leve descuido de apenas um clique de mouse, o usuário corre um significante risco de abrir um arquivo contendo macros maliciosas.

É aí onde entra em jogo o Access Livre. Ele pode ser usado para aumentar significativamente o nível de segurança de seu ambiente ao permitir que o Access tenha o absoluto Mais Alto Nível de Segurança Definido, desabilitando todas as macros em arquivos desconhecidos, enquanto ao mesmo tempo permite selecionados arquivos rodarem macros poderosas sem tropeços.

Em vez do Access Livre, você poderia usar os recursos de segurança do próprio Access para definir locais confiáveis ou registrar editores de macro confiáveis, no entanto não são soluções simples ou adequadas para uso imediato. Podem exigir direitos administrativos e níveis de segurança adequados e podem acabar acumulando muitos Registros no Windows que não serão mais necessários.

CD Autorun

As características do Access Livre possibilita criar CDs auto executáveis de tal modo que, quando o CD é inserido, abrirá automaticamente um Banco de Dados no Access sem alerta de macro.

Suponha que você queira fazer um CD que abra automaticamente seu arquivo do Access, neste caso MeuAplic.adp. Siga estes três passos:

1 - Copie o AccFree.exe e renomeie para MeuAplic.EXE

2 - Usando o Notepad do Windows, crie um arquivo texto e salve como AUTORUN.INF com estas duas linhas:

[autorun]

OPEN=MeuAplic.EXE

3 - Queime o CD com estes arquivos no raiz:

MeuAplic.adp

MeuAplic.EXE

AUTORUN.INF

Obs.: Opcionalmente você também pode ter um ícone de seu próprio aplicativo através da adição do nome ICON ao AUTORUN.INI e adicionando o arquivo de ícone MeuAplic.ico a pasta raiz do CD:

[autorun]

OPEN=MeuAplic.EXE

ICON=MeuAplic.ico

Arquivos de ícone podem ser criados por um aplicativo de ícone como o Microangelo (www.impactsoft.com).

Pacote Zip Instalador

As características do Access Livre possibilitam criar pacotes Zip instaladores totalmente programados em VBA de tal modo que, quando Setup.exe (Setup.exe ou Install.exe) é clicado em um pacote, o Zip extrairá automaticamente todos os arquivos para uma pasta temporária, rodará o programa Setup e, depois deste finalizado, excluirá os arquivos e a pasta de instalação temporários.

Este processo requer um projeto VBA em arquivo de Banco de Dados para rodar o processo real de instalação.

Os passos requeridos para criar um pacote são;

1 - Crie uma pasta temporária (para os arquivos de instalação), por exemplo, “\MeuAplic”;

2 - Copie para esta pasta todos os arquivos requeridos para a instalação;

3 - Copie também o arquivo de Banco de Dados com o projeto VBA para rodar o processo real de instalação e com o nome devidamente iniciado por 'Setup' ou 'Install' ou ainda 'Instl_', por exemplo, Install_MeuAplic.MDB;

4 - Copie o AccFree.exe para esta pasta e renomei para Install.exe;

5 - Inicie o Install.exe enquanto mantêm pressionada a tecla ‘Shift’ e clique OK no alerta - Isto exibirá o formulário de opções do Access Livre. Faça as alterações desejadas e depois clique ‘Abrir no Access’. Isto criará o arquivo Install.INI file e ainda testará o pacote carregando o Install_MeuAplic.MDB;

6 - Clique com o botão direito na pasta (“\MeuAplic”) e peça para o Winzip criar um zip dela.

É isso. Lembre-se que você pode usar Setup.exe ou Install.exe e deve fazer o nome do arquivo de Banco de Dados igual ou iniciado por 'Setup' ou 'Install' ou ainda 'Instl_'. Se você quiser evitar que o arquivo de Banco de Dados seja aberto no Access ao ser clicado dentro do Zip, proteja-o com senha ou altere sua extensão para ADPf, MDBf ou MDEf.

Neste site você pode ver alguns exemplos de pacotes Zips usando o Access Livre como o AccessCalendar.zip. Aliás, todos os COM add-ins para Access disponíveis no site têm seus instaladores e desinstaladores totalmente programados em VBA em arquivos MDBs que são empacotados com outros arquivos necessários de duas maneiras: convertendo para EXE usando o DBtoEXE ou zipando usando o Access Livre. Este pacote zip é sempre disponibilizado como segunda alternativa para aqueles que não podem fazer download de executáveis ou para aqueles usuários avançados que preferem pacotes zip abertos com mais alternativas e controle na instalação, mas com semelhante funcionalidade do pacote EXE:

Ensina Faixa Ativo para Microsoft® Access®

Extenso Popup para Microsoft® Access®

Calendário Popup para Microsoft® Access®

Calculadora Popup para Microsoft® Access®

 

 

 

Mais informação

Home

 





gplus

 

 

Visitas acumuladas em todas as páginas:
Visitas hoje só nesta página: